História dos celulares

História dos celulares




A história dos telefones móveis abrange dispositivos de comunicação móvel que se conectam sem fio à rede telefônica pública comutada.


Enquanto a transmissão do discurso por rádio tem uma longa história, os primeiros modelos que foram Wireless, Mobile, e também capaz de se conectar à rede telefônica padrão são muito mais recentes. Os primeiros tais dispositivos eram mal portáteis comparados aos dispositivos de mão compactos de hoje, e seu uso era desajeitado.


Juntamente com o processo de desenvolvimento de uma tecnologia mais portátil, e um melhor sistema de interconexões, mudanças drásticas têm ocorrido tanto na rede de comunicação sem fio e da prevalência de seu uso, com smartphones se tornando comum globalmente e um crescente proporção de acesso à Internet agora feito através de banda larga móvel.


O conceito celular

Em dezembro de 1947, Douglas H. Ring e W. Rae Young, Bell Labs engenheiros, propôs células sextavadas para telefones celulares em veículos.Nesta fase, a tecnologia para implementar essas idéias não existia, nem as freqüências foram alocadas. Duas décadas passariam antes que Richard H. Frenkiel, Joel S. Engel e Philip T. Porter da Bell Labs expandissem as primeiras propostas em um plano de sistema muito mais detalhado. Foi Porter quem propôs que as torres de celular usassem as antenas direcionais agora conhecidas para reduzir a interferência e aumentar a reutilização de canais ,Porter também inventou o método de discagem-então-Send usado por todos os celulares para reduzir o desperdício hora do canal.

Em todos estes exemplos adiantados, um telefone móvel teve que permanecer dentro da área da cobertura servida por uma estação de base durante todo a chamada de telefone, isto é. não havia nenhuma continuidade do serviço enquanto os telefones se moveram através de diversas áreas da pilha. 

Os conceitos de reutilização de freqüência e entrega, bem como uma série de outros conceitos que formaram a base da moderna tecnologia de telefonia celular, foram descritos no final dos anos 1960, em papéis de Frenkiel e Porter. Em 1970 Amos E. Joel, Jr., um engenheiro de laboratórios Bell,  inventou um "circuito de troncos de três lados" para auxiliar no processo de "entrega de chamadas" de uma célula para outra. Sua patente continha uma descrição precoce do conceito celular Bell Labs, mas como os sistemas de comutação tornou-se mais rápido, tal circuito tornou-se desnecessário e nunca foi implementado em um sistema.

Um plano de comutação de telefonia celular foi descrito por Fluhr e Nussbaum em 1973,  e um sistema de sinalização de dados de telefonia celular foi descrito em hipatitas por Hachenburg et al. 

Emergência de serviços automatizados

O primeiro sistema de telefonia móvel totalmente automatizado para veículos foi lançado na Suécia em 1956. Chamado MTA (Mobiltelefonisystem a), permitiu que as chamadas fossem feitas e recebidas no carro usando um seletor giratório. O telefone do carro também pode ser paginado. Chamadas a partir do carro foram discagem direta, enquanto as chamadas recebidas exigiam um operador para localizar a estação de base mais próxima para o carro. Foi desenvolvido por Sture Laurén e outros engenheiros na Televerket Network Operator. A Ericsson forneceu o quadro enquanto Svenska Radioaktiebolaget (Sra) e Marconi forneceram os telefones e os equipamentos da estação base. Os telefones do MTA consistiram em tubos e em relés do vácuo, e pesaram 40 quilogramas. Em 1962, uma versão atualizada denominada Mobile System B (MTB) foi introduzida. Este era um telefone Push-Button, e utilizados transístores e sinalização DTMF para melhorar a sua confiabilidade operacional. Em 1971 a versão MTD foi lançada, abrindo para várias marcas diferentes de equipamentos e ganhando sucesso comercial, a rede permaneceu aberta até 1983 e ainda tinha 600 clientes quando fechou.

Em 1958 o desenvolvimento começou em um sistema similar para motoristas na URSS.  o serviço nacional de telefonia móvel civil "Altay" foi baseado na norma Soviética MRT-1327. Os principais desenvolvedores do sistema Altay foram o Instituto de pesquisa científica Voronezh de comunicação (VNIIS) e o Instituto de projetos especializados do estado (GSPI). Em 1963 o serviço começou em Moscou, e por 1970 foi implantado em 30 cidades em toda a URSS. Versões do sistema Altay ainda estão em uso hoje como um sistema de entroncamento em algumas partes da Rússia.

Em 1959 uma empresa telefônica privada em Brewster, Kansas, e.u.a., a empresa de telefonia S&T, (ainda em negócios hoje) com o uso de equipamentos de telefonia celular Motorola e uma instalação de torre privada, oferecido aos serviços de telefonia móvel público em que a área local do NW Kansas. Este sistema foi um serviço de discagem direta através de sua central telefônica local, e foi instalado em muitos veículos privados, incluindo as ligas de grãos, caminhões e automóveis. Por algum motivo ainda desconhecido, o sistema, depois de ser colocado online e operado por um período de tempo muito curto, foi desligado. A gestão da empresa foi imediatamente alterada, e o sistema totalmente operável e equipamentos relacionados foi imediatamente desmantelado no início de 1960, para não ser visto novamente.

Clique aqui para saber mais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As mudanças nos telefones celulares nos últimos 30 anos

Regras do Tribunal de India em favor da história do telefone celular Privacidade

A Need of Willpower to Quit Smoking